RSS Facebook
Aumentar tamanho das letras Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Versão para impressão


NOTÍCIAS

  10/12/2018 

Solo urbano: Abrasf e BID realizam minicurso para técnicos de diversas regiões do País

Com intuito de modernizar e expandir a gama de ferramentas digitais que contribuem com a gestão fiscal dos governos subnacionais, a Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais (Abrasf) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) promovem o minicurso “Elaboração do mapa de valores do solo a partir de dados de observatórios do mercado imobiliário”. O evento acontece na Escola de Administração Fazendária (ESAF), nos dias 10 e 11 de dezembro, e reúne técnicos de todo o País.

O objetivo do minicurso é desenvolver conceitos e aplicar métodos econométricos e geoestatísticos para a elaboração de mapas de valores do metro quadrado do solo urbano, a partir de dados obtidos através de observatórios do mercado imobiliário. Este mapa é essencial para atingir os objetivos maiores do Projeto Brasil, que visa estabelecer os parâmetros para o desenho e a implementação de uma aplicação que permita gerar modelos de simulação de valorização derivados de decisões públicas, e que permitam representar os impactos de diferentes eventos que geram mais-valias, por meio de mapas temáticos no ambiente SIG.

A ação faz parte da cooperação técnica entre a Abrasf e o BID. Em setembro deste ano, foi realizada a oficina “Modelos de simulação da valorização derivada de intervenções públicas”. O evento contou com a participação de secretários de Finanças/Fazenda e representantes da Argentina, da Colômbia e do México. No mês de abril, o presidente da Abrasf e secretário municipal das Finanças de Fortaleza (CE), Jurandir Gurgel, esteve em Washington (EUA) para representar o Brasil durante o seminário “Soluções Digitais para a Administração Tributária Subnacional”. Na ocasião, Gurgel apresentou a expertise da capital cearense em sistema de cadastramento imobiliário e territorial.

Etapas

O minicurso conta com quatro módulos que alternam teoria e prática, privilegiando o desenvolvimento de exercícios em ambiente SIG e a elaboração de mapas temáticos. O módulo Indicadores de Desempenho do Imposto Predial inicia com a apresentação dos resultados correspondentes a diversos municípios de América Latina, e finaliza com o cálculo dos indicadores dos municípios participantes. Posteriormente, o módulo Observatórios do Mercado Imobiliário analisa os dados obtidos pelos municípios, sendo apresentada uma palestra acerca do uso do scrapy para o levantamento de dados.

Já o módulo Mapa de Valores mostra a análise da dependência espacial através do semivariograma, continua com a preparação da base de dados e encerra com a determinação da superfície de variação do valor do metro quadrado de solo e sua discretização a nível de quadra e de lote. E, por último, o módulo Análise de Regressão Aplicada ao Mercado Imobiliário, apresenta os conceitos básicos e uso do Excel para a determinação das medidas, segue com a preparação dos dados para a regressão e finaliza com análise de regressão e elaboração do mapa de valores do metro quadrado do solo.

 

Galeria de fotos.

Última atualização: 11/12/2018 às 01:09:45
 
Aumentar tamanho das letras Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Versão para impressão

Comente esta notícia

Nome
Nome é necessário.
E-mail
E-mail é necessário.E-mail inválido.
Comentário
Comentário é necessário.Máximo de 500 caracteres.
código captcha

Código necessário.

Comentários

Seja o primeiro a comentar.
Basta preencher o formulário acima.

SHN Quadra 01 - Bloco F - Edifício Vision - Sala 502
CEP 70701-060 - Brasília-DF  |  Fone: (61) 3223-1512 |  abrasf@abrasf.org.br 

www.igenio.com.br