Twitter Facebook Instagram
Aumentar tamanho das letras Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Versão para impressão


NOTÍCIAS

  04/09/2022 

Liminar suspende aplicação do piso salarial da enfermagem

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, suspendeu neste domingo (4), o piso salarial nacional de enfermagem após considerar o risco de piora na prestação do serviço de saúde, principalmente no sistema público. Desde a promulgação da medida, a Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais (Abrasf) manifesta preocupação com o impacto nas contas, uma vez que a grande maioria dos municípios não conseguirão cumprir a Lei 14434/2022.

O magistrado deu prazo de 60 dias para que os Entes prestem esclarecimentos sobre o impacto financeiro da medida, os riscos à empregabilidade e queda na qualidade dos serviços, além da possibilidade de reduzir a oferta de leitos. Até lá, o ministro determinou que o piso não entre em vigor. Barroso ressaltou a importância dos profissionais para os serviços e para o país, mas lembrou que a lei passou no Congresso sem prever estratégias para custear os novos valores.

A lei sancionada determina o pagamento mínimo de R$ 4.750 a enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem e para parteiras, tanto da inciativa privada quanto servidores públicos. De acordo com o Conselho Nacional de Secretarias municipais de Saúde (Conasems) estima-se um impacto de R$ 27,3 bilhões para estados e municípios.

Como a decisão não foi tomada em coletivo, o despacho do ministro deverá ser levado ao plenário virtual do STF nos próximos dias para que os demais magistrados avaliem a suspensão do piso salarial.

Na qualidade de amicus curiae, a assessoria jurídica da Abrasf está atuando na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7222 e a assessoria econômica já está viabilizando um estudo de impacto nas capitais. 

 

Foto: Divulgação

 

Última atualização: 04/09/2022 às 18:54:01
 
Aumentar tamanho das letras Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Versão para impressão

Comente esta notícia

Nome
Nome é necessário.
E-mail
E-mail é necessário.E-mail inválido.
Comentário
Comentário é necessário.Máximo de 500 caracteres.
código captcha

Código necessário.

Comentários

Seja o primeiro a comentar.
Basta preencher o formulário acima.

SHN Quadra 01 - Bloco F - Edifício Vision - Sala 502
CEP 70701-060 - Brasília-DF  |  Fone: (61) 3963-4460 |  abrasf@abrasf.org.br 

www.igenio.com.br