Notícias

1ª AGO 2024: Abrasf discute reforma tributária e outros temas relevantes para os municípios em Maceió/AL

1ª AGO 2024: Abrasf discute reforma tributária e outros temas relevantes para os municípios em Maceió/AL

Aconteceu entre os dias 28 de fevereiro e 01 de março, a 1ª Assembleia Geral Ordinária de 2024 da Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais (Abrasf), em Maceió/AL, reunindo associados de todo o Brasil. O evento teve como destaque a abordagem crucial da reforma tributária, com participação especial do deputado federal Luiz Carlos Hauly. Além disso, o Serpro apresentou uma plataforma de solução integrada para a gestão tributária municipal.

O deputado foi um dos convidados do evento e explanou os principais pontos do projeto, que visa simplificar e modernizar o sistema tributário brasileiro. Outro destaque foi a apresentação do SERPRO, empresa pública de tecnologia da informação, que mostrou uma plataforma de soluções. A ferramenta visa facilitar o cumprimento das obrigações fiscais pelos contribuintes, aumentar a arrecadação e a transparência dos municípios e reduzir a sonegação e a evasão fiscal.

O anfitrião da Assembleia, o secretário de Economia de Maceió, João Felipe Borges, aproveitou a oportunidade para compartilhar a transformação fiscal que a capital alagoana vem passando nos últimos anos, destacando os investimentos públicos que impulsionaram esse processo. Segundo ele, Maceió conseguiu aumentar a arrecadação própria, reduzir a dependência de transferências federais e estaduais e investir em obras e serviços públicos que beneficiam a população.

Ao longo da programação intensa, temas relevantes para os municípios como precatórios e IPTU também foram debatidos, evidenciando a abrangência dos desafios enfrentados pelos gestores e reforçando a importância do encontro para as finanças municipais.  

De praxe, anteriormente ao encontro dos secretários aconteceu a 67ª reunião da Câmara Técnica Permanente (CTP), que alinhou os trabalhos em relação as Leis Complementares para à regulamentação da reforma tributária.

O êxito da Assembleia foi marcado pelo engajamento e a participação intensa dos associados. A expectativa para o próximo encontro, agendado para junho, em Curitiba/PR, já está alta, prometendo continuar esse diálogo essencial para a gestão pública municipal no Brasil.

A Abrasf reafirma seu compromisso como catalisadora de ideias e transformações, promovendo um espaço vital para a evolução contínua das administrações tributárias em nosso país.

A 1ª Assembleia Geral Ordinária da Abrasf contou com o apoio da Prefeitura de Maceió, e foi patrocinada pela Betha, DSF, Minsalt e Mitra.

Clique aqui para ver mais fotos do evento.